Ajuda
 Pagamento em Prestações

Esta funcionalidade destina-se aos contribuintes singulares e colectivos não devedores de quaisquer tributos que pretendam requerer/tenham requerido o pagamento prestacional de IRS ou IRC ainda em pagamento voluntário.

Para além da simulação, registo do pedido e consulta a planos, permite ainda a obtenção de 2.as vias do documento de cobrança da prestação mensalmente enviada para o domicílio fiscal dos aderentes.

Esta facilidade só é a aplicável a dívidas cujo prazo de pagamento voluntário se inicie a partir de 1 de Janeiro de 2007, não sendo aplicável a quaisquer retenções de imposto.

Para planos em que seja requerida a prestação de garantia, poderá efectuar a simulação mas o pedido de pagamento em prestações deverá ser apresentado num Serviço de Finanças.

Para mais informações consulte a legislação aplicável (Decreto-Lei n. 150/2006, de 2 de Agosto).



Simular/Registar
 

Nesta opção, a partir da nota de cobrança  de IRS ou IRC em pagamento, pode-se efectuar a simulação dum eventual plano de pagamento em prestações e no caso de isenção de garantia, pode-se registar o pedido pretendido.


Consultar Planos
 

Nesta opção o sujeito passivo pode consultar o(s) plano(s) em apreciação, em curso ou já findos, bem os respectivos documentos de cobrança prestacionais.


Emitir 2.a Via Prestações
 

Nesta opção o sujeito passivo pode, a partir do(s) plano(s) em curso, emitir/imprimir 2.as vias dos documentos de cobrança não pagos e ainda em prazo de pagamento.